Trancoso | Alucci Travel
23/08/2013 - por LUCIA FARIA voltar

Trancoso

Por que Trancoso é tão especial? Qual a magia deste vilarejo de pescadores no sul da Bahia que se tornou um lugar tão disputado como St Barts e St Tropez?

Ao chegar em Porto Seguro, alugue um carro. Dirija um pouco e logo você pegará uma balsa para Arraial d’Ajuda. Então siga as placas em direção a Trancoso. Um pedaço será de estrada de terra. Há também um outro caminho porém mais longo onde você não precisa pegar balsa.

Existem duas Trancosos: dentro e fora do quadrado.

O quadrado é o coração de Trancoso. Uma grande praça gramada, em cima de um morro com vista para o mar. Ladeado por casinhas coloridas e com a linda igreja de São João Batista ao fundo, é o local mais bonito da cidade. Por trás das fachadas simples escondem-se charmosas pousadas, restaurantes e lojinhas. Um programa é sentar em um dos bancos do quadrado e observar as pessoas andando naquele visual único. Lá não entra carro. Caso fique em uma das pousadas dentro do Quadrado, não leve malas quadradas de rodinha.

O grande charme de Trancoso é sua simplicidade. Quanto mais à vontade, melhor. O charme e o ritmo vagaroso baiano, combinados à sofisticação e ao serviço de primeira, fazem o sucesso de Trancoso e atraem turistas do mundo todo. As praias ocupam quilômetro de areia e você pode aproveitar um imenso mar verde. A praia dos nativos é a melhor. É lá que fica a Pousada Estrela D’Água, pioneira do conceito luxo pé no chão e o melhor bar de praia.

O vilarejo é único. Não existe outro igual. É autêntico e coerente. Tudo combina: pessoas, comportamentos, ritmo... Tudo se afina, tudo se harmoniza, tudo é proporcional e agradável. Nada choca ou destoa pois, as pessoas têm o bom gosto em comum. A única coisa que pode chocar são os restaurantes lotados na alta temporada.

Por isto, se você gostar da linguagem de Trancoso, você se sentirá muito bem lá. Trancoso simplesmente não pretende ser. É muito natural. Trancoso recebeu diversas pessoas, que ao invés de interferirem na paisagem, souberam com muito bom gosto como continuar o legado da famosa vila de pescador.

 


Foto: Alucci Travel

 

Hotéis na praia

Estrela D’Água - praia na frente do hotel, não tem outro igual. Por quê? Dentro do rústico é o melhor sem sombra de dúvidas. Já na entrada, você verá um caminho de areia branca penteada, toda da mesma cor e delineado. Em volta um jardim tropical cuidadíssimo, tosado, florido e verde. Escondidas, estão as casinhas onde ficam os quartos e suítes. As suítes são cabanas com varanda, piscina privada, gazebo com rede e cama com ventilador no teto. O quarto é espaçoso, tem jacuzzi e um chuveiro enorme! Tudo simples e maravilhoso como aquele bolo que a cozinheira da sua fazenda fazia. Falando em comida, no café da manhã da pousada, você se delicia com frutas saborosas, sucos, bolos e pães. No almoço sugiro as top caipirinhas, lagosta, peixes assados ou grelhados. O atendimento é local, mas com treinamento. O staff é amável e feliz. Todos te conhecem e te chamam pelo nome. Isso mostra carinho, cuidado, bom gosto e refinamento.

 


Estrela D’Água - Foto: Alucci Travel

 


Estrela D’agua - Foto: Alucci Travel

 

Pousada Tangara - ao lado da Estrela D’Água a pousada Tangara é a mais cool. O visual é incrível e ela é uma das mais disputadas durante a temporada. O descolado bar da praia tem espreguiçadeiras e um deck maravilhoso de frente para o mar. É uma pousada cozy mas com toda a mordomia que você pode querer. O serviço não é tão bom como o da estrela.
 


Tangara - Foto: Alucci Travel

 

Etnia Clube De Mar - são cinco deliciosas casas bem de frente à praia. Para usar a piscina é necessário subir até o outro hotel, o Etnia Pousada & Boutique, que fica na rua principal. Serviço excelente e staff feliz.

Praia de Itapororoca - para alugar casas em um lugar mais tranquilo e isolado, recomendo procurar casas nesta praia divina.

 

Hotéis no quadrado

Uxua Casa Hotel – bem exclusivo, são dez chalés bem grandes, com cozinha e maravilhosos quartos. Aqui você se sente em casa. Tudo de muito bom gosto. Peça para se hospedar na casa “Seu João”. Uma das vantagens de se hospedar no Uxua é o seu bar na praia. A apenas poucos minutos do quadrado, você chega na praia e o hotel oferece serviço de bar, cadeira de sol, etc... Esqueci de mencionar que a piscina do hotel é linda!

 


Serviço de praia do Uxua Casa Hotel - Foto: Alucci Travel

 

Capim Santo - a pousada fica no meio do quadrado e tem um staff muito atencioso. Piscina, ofurô, belo jardim e um dos melhores restaurantes do quadrado. Delicioso! Os quartos são espaçosos mas não espere luxo. Tudo lindo, porém simples. Serviço excelente.

 


Trancoso à noite - Foto Alucci Travel

 

Restaurantes

Capim Santo - um dos melhores! Destaque para o prato de camarão com curry e capim-santo.

Cacau - comida baiana caprichada em um ambiente harmonioso e lindo. Peça o hambúrguer de ricota para petiscar e o camarão nativo.

El Gordo - super badalado no jantar, a pousada El Gordo tem uma cozinha internacional elogiada. O restaurante é caro e o serviço é médio. Ambiente gostoso com uma vista especial!

Maritaca - na entrada do Quadrado. Fica instalado em um imenso armazém de madeira. Ótima lagosta, grelhados, saladas, massas e sobremesas... Pizza ao domingo.

Cantinho Doce - despretensioso, fica bem no meio do quadrado. Gostoso para tomar caipirinha e ver as pessoas andando pelo o Quadrado. Comida boa também.

Shanti Bar - uma mistura de boteco fino com bar, lounge e restaurante animado.

Los Negros -  o Jacaré Casas inaugurou na última temporada o restaurante do famoso chef argentino Francis Mallmann que fez fama com seu Los Negros em José Ignacio Uruguai. Como a pousada fechou, há rumores que o restaurante estará nesta temporada no local do restaurante Auê Zum Zum onde são servidas deliciosas pizzas.

Restaurante da Silvana - tradicional, come-se embaixo da sombra de uma amendoeira. Simples!

Il Mercato - com uma decoração marroquina e um pátio ao ar livre, é um belo restaurante italiano no quadrado. Experimente o risoto de cordeiro.

Monk - bar na casa de uma gringa de Dallas, muito legal.

Una Bistrô - acarajés!

Kilo no Quadrado - depois da praia, vá no melhor kilo da sua vida! O Portinha no Quadrado.

Sorvete do Beco - sorvetes artesanais deliciosos. Ao lado do Capim Santo.

Lá no Dom - sem frescuras, o local é supersimples e tem um beirute divino!!!

 

Outros

Loja Danielle Rothmann - uma charmosa loja no Quadrado em Trancoso. Além de oferecer peças cuidadosamente selecionadas de marcas como Thelure, Triya, Cecília Prado e Ank, entre outras, também possui uma linda seleção de joias da designer Christina Cunali! Um dos pontos fortes da loja são os acessórios superdiferentes trazidos de viagens feitas por Danielle.

Cabeleireiro - Maria Bonita. Um salão com qualidade!

Dançar - Pararáio. Dependendo do dia e do show vale a pena.

 


Loja Danielle Rothmann

 

Passeios

É bem fácil pegar o carro e passar o dia em outras praias como a praia do Espelho ou a paradisíaca Caraíva. Quem desejar pode se hospedar nelas. Vindo de Trancoso, no distrito de Itaporanga, siga as placas que indicam Caraíva e o condomínio Outeiro das Brisas.  

Itapororoca - ótimo para fazer caminhadas em um visual deslumbrante com uma água turquesa e vegetação diversa. Na caminhada levar muito protetor solar e água. Aqui ficam as vilas de casas mais exclusivas para se alugar na alta temporada.

 

Espelho

Restaurante da Silvinha - vá de manhã, assim que chegar e reserve pessoalmente. Diga quantas pessoas irão voltar para almoçar. Depois passeie pelo Espelho e volte para deliciar-se com uma comida bem caseira: moqueca servida pela própria Silvana.

O Espelho é uma linda praia extensa com águas cristalinas. Em volta há muitos penhascos e o visual é único. Para quem deseja se hospedar lá, a Pousada do Outeiro é a melhor opção e fica no alto da falésia. A vista é maravilhosa e é o melhor lugar para tirar foto. Mas se quiser dormir a poucos passos da praia, fique no hotel fazenda Calá&Divino ou na Enseada do Espelho. Para comer, também tem a opção do demorado e caro restaurante do baiano. Eu prefiro ficar em Trancoso e ir passear um dia lá.

 


Restaurante do Baiano - Praia do Espelho - Foto: Alucci Travel

 

Caraíva

Esta praia é o que há de mais original no sul da Bahia. A uma hora de Trancoso, Caraíva é uma vila de pescadores por onde você chega de canoinha. Lá não entra nenhum veículo motorizado. Você anda por ruinhas de areia, passa por casas e pousadinhas rústicas, amendoeiras...Tem também uma reserva indígena, que ocupa três quartos do vilarejo. Coma o pastel de camarão do Boteco do Pará com uma cervejinha bem gelada! Você não se arrependerá. Nade no rio que cruza com o mar. Tem espreguiçadeiras rústicas disponíveis e serviço local.

 


Caraíva - Foto: Alucci Travel


 

 

 

 

 

 

 

Tags

Bahia, Trancoso, Brasil,

Adicione esse post aos seus favoritos
 INDIQUE ESTE POST PARA UM AMIGO
 Quero fazer essa viagem
FECHAR


Quer fazer esta viagem?

O Alucci Travel trabalha para que você consiga montar a sua viagem do seu jeito e ao seu verdadeiro estilo. Entre em contato conosco para junto com as melhores agências de viagem, montarmos a sua.

Nome

Email

Telefone

Observação

BUSCA
NEWSLETTER
Cadastre seu email e receba novidades.